A Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários, representada pela Auditora Geral, participou no congresso internacional de quadros cabo-verdianos, que teve lugar de 15 a 17 de outubro, apresentando, no quadro do segundo painel II do Congresso, uma comunicação subordinada ao tema Diáspora & economia, investimento e mercado de capitais.
Na sua comunicação a Auditora Geral sublinhou a importância das transferências dos emigrantes no financiamento das necessidades da economia nacional. Reconheceu que, pese embora o progresso do país nos últimos 50 anos na atração de outras fontes de financiamento da economia nacional, as remessas e os depósitos dos emigrantes continuam absolutamente importantes no apoio ao rendimento familiar, na mobilização social de muitas famílias, no reforço do capital humano do país e como funding dos bancos, garantindo uma salutar intermediação financeira no país. Não obstante, admitiu que os emigrantes reclamam uma intervenção mais categórica no processo de desenvolvimento do país. Tal intervenção poderá ser facilitada no quadro da sua participação nas emissões de títulos da diáspora cujo regime jurídico está sendo ultimado.
A participação da AGMVM foi uma oportunidade de partilhar as linhas gerais do projeto de regime jurídico aplicável às emissões dos títulos da diáspora.




