O contexto nacional de aceleração do crescimento económico e de aumento das necessidades de financiamento do Estado favoreceu os desenvolvimentos no mercado de valores mobiliários em 2024, ainda que em conjuntura de subida das taxas de juro de referência do Banco de Cabo Verde.
Em concreto, a melhor performance do mercado foi determinada pelo aumento das emissões do Estado, no mercado primário, e por uma dinâmica assinalável de transações de títulos, no mercado secundário. Estes desenvolvimentos resultaram numa melhoria dos indicadores de profundidade, acesso e eficiência do mercado de valores mobiliários nacional.
Almejando o fortalecimento da intermediação financeira via mercado de valores mobiliários, a atuação da Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários, em 2024, ficou marcada, por um lado, pela contínua execução de reformas, a nível legislativo e regulamentar e, por outro,
pela implementação de iniciativas objetivando o reforço da sua capacidade institucional e da eficácia da supervisão que exerce, assim como a promoção do conhecimento sobre o mercado e da educação financeira.